18/11/2017

GUIA DO TECIDO: o que você precisa saber sobre Algodão


Algodão é uma das fibras mais presentes em nosso armário, além de ser a matéria-prima de um dos maiores ícones do vestuário atual: o jeans. Nesse post vou abordar alguns pontos sobre cuidados que precisamos ter com tecidos de algodão e outras informações sobre sua cadeia produtiva. 
Bora começar esse assunto com um vídeo! Clica no play aí: 



O algodão é bastante resistente e de fácil lavagem e manutenção. Por ser extremamente confortável, é frequentemente utilizado em roupas exteriores e também em interiores. Aguenta o ferro quente. O algodão é durável e “respira”, absorvendo umidade. 

O ideal é sempre lavar em água fria, do avesso. Recomenda-se dissolver bem o sabão em pó, pois devido à agressividade de certos sabões, a proteção natural do algodão pode ser removida, bem como o amaciante aplicado durante o processo fabril, o que favorece um prematuro aspecto de envelhecimento à peça. Também serve como dica não torcer a roupa, só pressioná-la com suavidade. Muitas fibras se rompem quando a peça é tratada de forma mais "agressiva" - tadinha da sua camiseta, sendo maltratada -, isso pode até formar aquelas bolinhas chatas que se formam no tecido quando ele é muito friccionado. 

Evite usar alvejante. O ideal é deixar de molho, de 15 a 20 minutos, em um recipiente com bicarbonato de sódio. A medida é uma colher de bicarbonato para um litro de água. Já para a secagem, nada de sol. A peça de algodão, para continuar linda e impecável, deve secar à sombra e no cabide, sem ser pendurada pelas pontas!

É isso por hoje! See you soon!

comentários pelo facebook:

0 comentários:

Postar um comentário