08/12/2016

TOP 5 Coisas Essenciais Para Um Blog Funcionar

Fonte: Pinterest

O ano está quase acabando e o blog prestes a completar 2 anos. Isso me faz pensar muito sobre como comecei e tudo o que mudou até agora. Da mesma forma que analiso minha jornada, também recebo muitos e-mails e mensagens para dar um help para quem está afim de começar algum projeto nessa área. É por isso que trouxe hoje para vocês um TOP 5 falando sobre coisas essenciais para um blog funcionar! São dicas do fundo do coração que já podem ajudar você a tirar esse projeto apenas do papel ou até mesmo a fazer com seu blog tenha mais acessos, seja reconhecido e afins.

Determinação

A maioria das pessoas tem uma visão errada sobre como é ter um blog. Ao primeiro entendimento, elas acreditam que é fácil, sem preocupações, afinal de contas é só "sentar e escrever alguma coisa". Elas esquecem o quanto quem bloga, se prepara para escrever um determinado conteúdo, o quanto você se esgota em frente ao computador para oferecer sempre o melhor texto e as melhores imagens. Blogar não é simples, não é fácil, mas é extremamente gratificante e é para quem ama. Por que só amando muito o que você faz para não ter desistido nas inúmeras dificuldades e perrengues que surgiram ao longo da jornada. Mas além do amor, determinação é outra coisa extremamente importante. Você precisa identificar o seu foco e saber onde quer chegar, a partir dai você trabalhará todos os dias para alcançar tal objetivo e trabalhará mais duro e por mais horas, pois será necessário. 
Um fato: é muito comum eu ficar acordada até umas 3 horas da madrugada editando vídeo, escrevendo post, criando conteúdo, tendo que acordar às 7:00 horas da manhã para ir para aula. E claro, no outro dia não tem soneca, não! Tem gravação a tarde e todo o processo se repete. 

Organização

Sabe aqueles milhares de caderninhos e agendas que você sempre achou lindo, mas nunca escreveu nada neles? Agora você terá muita coisa para anotar! Eu uso uns sete só para anotar ideias, roteiros e alguns outros pensamentos relacionados com o blog/canal. A mesma coisa acontece com o bloco de notas do iPhone. No meu caso é assim: anotar uma ideia é quase como ter a certeza de que ela será concretizada. Se eu deixar apenas na mente, esqueço e ela não entrará em prática. 
Eu juro para vocês, eu tento me organizar e eu faço várias coisas para que isso, de fato, faça parte da minha rotina. Tá certo que nem sempre eu consigo, mas aí bate o pânico e a chance de eu perder o foco e acabar fazendo uma coisa "errada", não muito bem planejada, aumenta muito! 

Análise de conteúdo 

Depois de um tempo blogando, você aprende que é essencial ser autocrítico. Por muitos momentos você dependerá apenas de si mesmo para manter as coisas funcionando e manter o seu público interessado no que você escreve. Para isso, é necessário um amadurecimento e uma evolução a cada nova postagem. Você precisa incessantemente querer melhorar algo a cada dia e fazer com que seu público veja esse esforço através da qualidade do conteúdo. 

Análise de público

Por muito tempo eu ignorei essa parte, mas uma das grandes lições de 2016 foi aprender a conhecer e entender meu público. Saber a idade, de onde é, o que faz, o que busca na internet e mais uma porção de coisas necessárias para poder conversar melhor com quem lê o blog e apresentar um conteúdo projetado especificamente para esse leitor. Isso garantiu um maior engajamento nas publicações e fez com que as pessoas visitassem mais o Compra-se Um Fusca

É bom profissionalizar

Como eu já falei, amor é essencial, mas começar a tratar seu blog como o seu trabalho garante que você produza mais e que leve mais a sério o que acontece por aqui. Por esse motivo, é sim importante deixar ele com um visual interessante, atrativo, com frequência de postagens, um domínio próprio, por exemplo, você precisa adquirir um domínio, o que você pode fazer na 1&1, para seu blog ter a seguinte url: www.nomedoblog.com.br.  
Isso faz toda a diferença para o seu leitor, pois na hora de retornar ao seu blog ele vai automaticamente pensar que o final será .com.br

E é isso, gente! Espero que tenham gostado das dicas, sempre estou à disposição para bater um papo e tirar dúvidas. Beijos e até mais!

comentários pelo facebook:

7 comentários:

  1. Você conseguiu resumir bem! Determinação é tudo em qualquer profissão.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Concordo com tudo o que você falou, principalmente na parte que temos que ter determinação e conhecer o nosso público. São coisas essenciais que fazem toda a diferença no Blog!
    Beijos
    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  3. Post perfeito, é bem assim mesmo, principalmente a parte de não ser nada fácil. Mari, acho que seria legal um post sobre divulgação, como ter mais acessos e etc, adoro esse tipo de dica. <3

    Beijo sua linda, amei o hair novo! =*

    ResponderExcluir
  4. O post ficou muito interessante e concordo com bastante coisa, mas acho que você poderia destacar o fato de responder e interagir com os leitores, sinto falta disso aqui. Se deixo o comentário eu gostaria de algum tipo de feedback seu, e meus comentários nunca foram respondidos, o que é bastante desanimador! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Keila! Tudo bem? De fato, você está super certa. Esse feedback é sim muito importante e infelizmente eu deixo muito a desejar nessa parte quando se trata de responder comentários aqui para o blog. Eu não gosto de responder apenas um comentário, apenas uma pessoa, acho que se for pra responder um, então todos terão que ser respondidos. Muitas vezes prefiro não responder nada, a não ser que seja uma pergunta/dúvida, pois infelizmente eu sou o "exército de uma pessoa só" e é bem complicado para mim em relação a tempo, a eu sentar na cadeira e pensar "agora eu vou responder comentários", no lugar eu sempre penso que vocês prefeririam ver um post novo do que ver os comentários respondidos hahaha Mas ó, eu juro que vou separar uma horinha do dia para resolver isso e tentar responder o máximo possível de comentários por aqui, inclusive, os seus ♥
      Obrigada por participar, é muito importante. Beijãaaao! ♥

      Excluir
  5. Nossa essas dicas vão me ajudar basta ,porque sou novo na blogosfera. Ótimas dicas.
    Blog SOS Pedro

    ResponderExcluir
  6. Arrasou nas dicas Mari, beijos <3
    www.desencana.com

    ResponderExcluir