24/06/2016

Pinterest Hacks: Como ter Rich Pins e colocar Pin It Button sobre as imagens



Oi, gente! Finalmente estou liberando o post que preparei sobre o Pinterest, cheio de dicas e tutoriais para fazer sua conta crescer! Eu preparei um vídeo explicando tudinho para vocês e nele eu respondo algumas perguntas como "Por que ter um Pinterest?",  "Por que ter um pinterest em português?", "Como organizar meus painéis e meus pins?" e muito mais! Então para vocês se situarem nesse post eu sugiro que cliquem no play no vídeo abaixo para ficar por dentro de tudo!

Conta Business

Então vamos aos tutoriais desse post! O primeiro é sobre a Conta Business, para criar uma você precisa clicar neste link aqui e segui as instruções e lembrando que se você tem um site, verifique para oficializar a presença e habilitar as análises de resultados do Analytics.

Tutorial para adicionar o Pin It Button

Esse é um procedimento muito simples, mas como vamos mexer no código HTML do blogger recomendamos que faça um backup do seu template antes de começar. Entre na pagina modelo > Editar HTML e procure e coloque esse código ACIMA  de </body>

<script>//<![CDATA[
var custom_pinit_button = "AQUI VAI O URL DA IMAGEM";var pinit_button_position = "center";var pinit_button_before = "";var pinit_button_after = "";//]]></script><script src='http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.8.2/jquery.min.js' type='text/javascript'/><script id='pinit-img-button' src='http://yourjavascript.com/33188461084/pinterest-button.js' type='text/javascript'></script>

O código está com o botão de compartilhamento posicionado no meio da imagem, mas se você não quiser usar o botão centralizado existem outras opções modificando a linha: var bs_pinButtonPos = "center";

Se você quiser, ainda pode trocar a palavra center por uma das opções abaixo, o que vai posicionar o seu botão de Pin It em outros locais da imagem:

topleft - Lado esquerdo na parte superior da imagem
topright - Lado direito na parte superior da imagem 
bottomleft - Lado esquerdo na parte inferior da imagem
bottomright - Lado direito na parte inferior da imagem

Se você usa WordPress acesse esse link aqui.

Tutotial para ter Rich Pins

Para criar os Rich Pins você precisa acessar o link a seguir: developers.pinterest.com/docs/rich-pins/overview/Os rich pins são aqueles pins que contém seu ícone e website no rodapé, linkando o usuário para o seu post ou artigo. Eles são fáceis de fazer, mas requerem muita atenção! Seguem abaixo os passos:  
1. Decida o tipo de rich pin que melhor se aplica ao seu site (receita, aplicativo, filme, artigo, produto ou lugar). Eu escolhi artigo, então quando você estiver na página do Pinterest que linkei ali em cima, você clica no link de 'artigo' e de lá copia a metatag e siga as instruções de onde colar a metatag no seu código HTML.
2. Adicione as meta tags no seu site.
3. Valide seu site, introduzindo uma URL com as tags corretas no rich pin validator. Após é só clicar em Aplicar. Depois de ter feito essa validação, o correto é que você receba uma mensagem dizendo “o seu pin foi validado”, e poderá clicar em aplicar agora. Um pop-up irá aparecer, mostrando o domínio do seu site e as tags HTML selecionadas, clique em aplicar agora (ou apply now) mais uma vez. Quando eu fiz isso, ocorreu um pequeno problema, que no meu caso era a falta de descrição da pesquisa no Blogger. Na realidade, quando você escreve um post no Blogger, vê ao lado as configurações de postagem e entre elas encontra a descrição da pesquisa que precisa ser preenchida para validar o pin. Nela você coloca palavras-chave sobre sua postagem. 
Depois desse processo, a confirmação é feita pelo Pinterest, você provavelmente precisará esperar alguns dias até que o seu pedido seja aprovado, o meu demorou uns 5 dias. Depois de aprovado, todos os seus pins irão exibir o ícone e o nome do seu site na barra do navegador, além de outras informações interessantes para o usuário, lembrando que para ser um Rich Pin, ele precisa da descrição de pesquisa no post!

Se você usa WordPress, acesse esse link aqui.


E por hoje é isso, gente! Espero que você tenham gostado da postagem e qualquer dúvida é só deixar aí nos comentários que eu estarei respondendo! Beijão e até mais!

comentários pelo facebook:

10 comentários:

  1. Mari, nossa esse video era tudo que eu precisava rs

    Tenho um perfil literário no instagram (aka @sublinhando) e criei um blog pra ele, comecei essa semana (: Tenho pinterest desde sempre e tb sou a louca dos pins hahaha e resolvi também ir pinando meus próprios posts mas fiquei super na dúvida de como fazer isso. Me ajudou MUITO seu video, e vou correndo agora adicionar um botão de pin no meu blog (o meu é wordpress) e descrever os posts conforme você falou.

    Eu tenho uma dúvida, na verdade é mais um conselho que eu queria, vindo de você. Como eu tinha pinterest antes mesmo de existir meu blog, meu pinterest acaba tendo referencia de tudo e é um tanto pessoal e também uma zona, você aconselharia eu criar uma conta só pro blog? Deu pra entender? rs tipo o meu pinterest é o patricialeda e lá eu reúno painel de lettering, decoração, looks enfim mta coisa mas eu queria muito pinar e divulgar meus posts no próprio pinterest mas tô suuuper na dúvida se crio um pro sublinhando e passo a pinar tudo lá. O que você aconselha? Eu estava deixando os paineis de cima, que nem você disse, os primeiros paineis com meu conteúdo, mas mesmo assim ainda acho um tanto pessoal meu pinterest rs Vai me ajudar muito um conselho seu (:

    Enfim, era isso! De novo, muito obrigada por ter compartilhado essas dicas com a gnt. Eu gostei muito <3
    Super beijo!

    @sublinhando | www.sublinhando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Tudo bem com você? Primeiramente, obrigada por todo o carinho <3 Obrigadão!
      Então, sobre os painéis, eu pensei a mesma coisa quando começei a organizar a minha conta tanto do Pinterest, quanto do Instagram e cheguei a conclusão de que minha vida é meu conteúdo, então eu resolvi não separar nada e acho que essa foi uma das melhores decisões nesse quesito. Porém, no seu caso o blog é literário, então você fala especidficamente de um assunto. Eu vou te fazer 2 perguntas, e espero que a partir delas você consiga decidir o que fazer:
      Se você separar as redes sociais, pessoal e do blog, alguma delas vai ficar mais parada pelo fato de falta de conteúdo, tempo, ter que logar na conta pra pinar e não ficar prático?
      Você acha que vai sempre focar em livros no seu blog? Ou quem sabe, futuramente pode começar a falar sobre outras coisas nele?
      Se a resposta for sim, para ambas as perguntas eu super te indico misturar tudo mesmo! Afinal de contas, hoje em dia a gente tá acompanhando muito as pessoas pelos seus gostos e por mais que alguém fale sobre 1 único assunto, a gente sempre quer saber mais sobre outras preferências dela! Certo?
      Mas lembrando, você precisa ser feliz com o que faz, então se misturar conteúdo (pessoal e do blog) no Pinterest não te deixa confortável, então vai em frente e cria uma nova conta sim!

      Espero poder ter ajudado você! Qualquer coisa é só chamar! Beijão!

      Excluir
  2. Oiê Mari, tudo ótimo e aí?
    Meu Deus! Você caiu do céu!!! Juro, ajudou MUITO! Sabe o que tava sendo pior? Eu não consigo começar alguma coisa sem antes deixar organizado, isso dos painéis eu fiquei com muita preguiça de organizar porque não me decidia sobre o que era melhor fazer e agora você me deu essa luz!

    Eu tinha pensando nisso que ter duas contas, uma ia acabar ficando parada e foi o que mais me desanimava pra continuar nesse caminho, e agora que você colocou essas perguntas em jogo eu pude identificar o que é o ideal pro meu blog. E sim!!! É manter um só. Melhor coisa! Muuuuuuuuito obrigada mari, você foi uma querida respondendo com tanta atenção, já te acompanhava no instagram e agora você ganhou ainda mais meu carinho e admiração <3

    Posso te fazer mais uma pergunta? (: Seus painéis sempre foram organizados? Ou depois que você começou o blog você tirou um dia pra arrumar tudo?

    Suuuuuuper beijo! E muito mas muito obrigada pelo help! Se eu puder fazer alguma coisa como forma de agradecimento vou ficar feliz <3 Conta cmg! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, adorei o post! Essa dica com certeza vai me ajudar muito, obrigada por compartilhar ♥ Mas fiquei com uma dúvida, eu criei a conta business e apareceu o botão de Pin It automaticamente no blog, mas depois de um dia sumiu e não consegui colocar mais (mesmo fazendo desse jeito que você ensinou). Os Rich Pins eu tentei colocar também e não consegui entender porque está tudo em inglês :( Será que você poderia me explicar melhor? Beijos, amo seu blog e canal!

    www.agarotaquecolecionasonhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda, tudo bem? Obrigada pelo carinho! Então, temos que considerar duas coisas sobre o botão de Pin it: se você usa o aplicativo do Pinterest esse botão aparece sobre todas as imagens, mas é geralmente no canto esquerdo superior. Até onde eu me lembro a conta business não criou um botão para mim, e realmente precisava inserir o código no HTML. Também descobri que algumas extensões como aquela blockads podem bloquear e interferir no modo como qualquer gadget ou link aparecem no blog, então ela pode impedir a visualização do botão também!
      No meu HTML eu uso exatamente o mesmo código que compartilhei aqui e super funciona, mas achei esse outro site na web que tem outro código e eu testei e também deu certo.

      http://jonatasfirmo.blogspot.com.br/2012/12/colocar-botao-pin-it-do-pinterest-sobre.html

      se ainda não der certo, eu sugiro falar com seu programador, pois pode ser algum problema no código html do seu blog que não permite esse botão ser instalado certinho! Espero poder ter ajudado você, Amanda! Beijão e qualquer coisa só me chamar!

      Excluir
  4. Oi Mari!

    Adorei o post e o vídeo! O Pinterest é uma rede social que está crescendo e muito por aqui, e nada melhor que começarmos a usá-la também, né? Já tinha uma conta por lá, mas usava mais como fonte de inspiração mesmo. Tentei colocar o botão Pin com o código que você disponibilizou, mas no meu blog não deu certo :/ E queria entender como criar um Rich Pins, mas não consigo entender o passo-a-passo. Se você pudesse explicar pra gente, iria agradecer muitooo.

    Um beijo e sucesso!

    www.taigostei.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tentei novamente colocar o código mas realmente não funciona no meu blog :/ Mesmo assim obrigada por ajudar ♥ Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua postagem. ^^ Eu criei a minha conta no Pinterest este ano e ainda não sei usá-lo tão bem assim. O seu post foi bem esclarecedor e com ótimas dicas. Gostei muito do vídeo. =) Sucesso!
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adoro o seu Blog!
    Descobri ele esse ano e já estou seguindo. Eu tenho uma dúvida, não sei se você consegue responder. Eu queria retirar o tráfego interno do meu google analitcs. Você sabe como fazer?
    Eu tenho um blog e estou reativando ele. Estou modificando tudo.
    Obrigada

    Claudia
    coisiteria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Seu post me ajudou muuuito!! Eu tava doida tentando usar o rich pin, mas nunca dava certo.. mas ai achei seu post e ele me deu uma luz! <3
    Agora só falta o Pinterest confirmar! =)
    Muito obrigada!
    PS: seu blog é muito lindo *-*
    Bjs!

    http://www.negavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir