05/01/2016

Road Trip: Atelier Flávio Scholles


Oi gente! Tudo belezinha? Andei postando lá no meu instagram (@m_marieli) algumas fotos de um lugar muito especial que visitei no último domingo, que renderam comentários super fofos e curiosos para saber que lugar era aquele e onde ficava. O post de hoje é especialmente para apresentar para vocês um dos meus lugares preferidos da vida, além de apresentá-los ao Flávio Scholles e seu incrível trabalho de pintor. 



O lugar das fotos é o atelier do Flávio, que é conhecido como um artista excêntrico, inquieto, criativo e de um talento nato.  A história de Scholles, 65 anos, se funde com a evolução da arte na região do Vale do Sinos. Ele é o autor do famoso Monumento ao Sapateiro, em Novo Hamburgo, coisa que muitas pessoas daqui não sabem. Flávio inclusive já foi comparado a Picasso na capa de um jornal europeu.“Tive uma infância difícil e passei por momentos complicados, mas já fui reconhecido internacionalmente e hoje vejo a dimensão do meu trabalho", diz o pintor em entrevista a Like Magazine. Nascido em São José do Herval, Scholles construiu essa casa que é seu atelier com uma arquitetura peculiar e encantadora em um terreno no alto de Morro Reuter. “Meu sonho era encontrar um lugar que eu pudesse ver Porto Alegre e Caxias do Sul, e este terreno apareceu”. 



Durante a visita a esse lugar incrível, a guia nos apresentou algumas curiosidades e histórias sobre alguns dos vários quadros que cobrem as paredes do atelier. Entre essas histórias, achei muito peculiar a da pintura "Abdução" que foi um marco na infância de Scholles. Segundo a guia, quando criança, ocorreu um episódio um tanto perturbador na vida do pintor e de sua família: Flávio acredita que foi abduzido e foi a partir desse dia que o seu talento para pintar surgiu. O quadro "Abdução" retrata a memória ainda presa em sua cabeça.




Outra história que ouvimos foi sobre o quadro Cuzinho-Doce (calma que eu já explico esse nome haha). Quando mais jovem, Flávio pintava para sustentar ele e a filha. Pelo que a guia me contou, eles tinham uma vida simples, sem muito luxo e determinados bens materiais, mas em um certo dia, apareceu um comprador que levou diversas obras do pintor mudando a sua situação financeira. Eles se mudaram para um prédio com elevador, compraram uma TV e outros aparelhos e eletrodomésticos mais sofisticados e Flávio passou a conviver com inúmeros botões! Por isso, ele pintou o quadro Cuzinho-Doce, que são um amontoado de botões e o nome seria esse, pela inicial aversão do pintor a tecnologia, mas que depois o fez olhar o mundo de uma maneira diferente.



Acima a obra mais famosa de Scholles, o "Cristo de Mãos Vazias" que está entre as 40 obras cristãs mais expressivas. Curiosidade: o quadro vale 340 mil reais. 



Fiz uma road trip muito bacana até lá parando em alguns antiquários no meio do caminho! Sugiro que se você tiver a oportunidade de conhecer esse lugar, programe-se e vá. É realmente incrível, além de muito calmo e no meio de muito verde. Confesso também que fiquei encantada por cada detalhe arquitetônico do atelier e já quero morar em um lugar assim!




Onde fica:
VRS 873, Km 7 | Número 98
São Jose do Herval/Morro Reuter
Rio Grande do Sul

Horário de visitação:
Domingo, 13 às 17 horas.


Espero que tenham gostado desse post, gente! Parece que 2016 já começou trazendo cultura pra esse povo aqui no blog! hahaha Beijão e até mais!

comentários pelo facebook:

5 comentários:

  1. Ai que amor, Mari! Essa entrada cheia de hortências me lembra da minha infância no sítio da minha vó <3

    ResponderExcluir
  2. Que lugar mais lindooooo (apaixonada, sério) e quanta sensibilidade! Amei Mari <3

    Beijos e feliz ano novo!
    www.omundodelua.com

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo! Do terreno, aos quadros.
    Adorei.

    Conheço pouco de história da arte e pintores no geral, mas tenho muita curiosidade pelo tema, então amei o post.

    As fotos também ficaram lindas!

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo!
    Amei conhecer um pouco mais da história desse grande artista.
    Um Beijo

    http://mais-doce-que-mell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que lugar legal! Nunca fui a um atelier, gostei muito desse!
    Beijos :*
    www.desencana.com

    ResponderExcluir