25/10/2015

Indumentária da Roma Antiga

 
Oi, oi gente! E aí, como foi o final de semana? O meu foi óteeemo fazendo o Enem. Né. hahah Enfim, venho trazer no post de hoje mais um tema voltado a minha faculdade de Moda! ♥ Hoje vou falar um pouco sobre a indumentária da Roma Antiga e ainda mostrar detalhes da produção que fizemos na aula de um professor maravimuso: Raphael Scholl! (figura de camisa laranja na foto acima e personagem principal dos meus snaps das sexta-feiras)
Enfim, o vestuário mais usado pelos romanos eram as togas, normalmente em formato de semicírculo, o que favorecia o denso e rico drapeado, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga, pois o vestuário romano foi influenciado pelos gregos, como muitas outras coisas de sua cultura.
A moda romana não variava muito, no entanto, o seu vestuário distinguia as condições sociais ou as suas funções e a sua idade, através de tecidos, dos adornos e também das cores da vestimenta, os mais simples usavam roupas com tons terrosos e a população de nível alto, usava tons fortes (principalmente o roxo que era da nobreza). O material utilizado nas vestes foi evoluindo ao longo do tempo. Nos primeiros tempos, as togas eram feitas de lã branca. Mais tarde, os romanos começaram a utilizar o linho e, já na época imperial, a seda da China.  Dentre as jóias utilizadas pelas mulheres da nobreza, destacava-se a tiara ou diadema, adorno utilizado ao redor da cabeça que lembra uma coroa. 
Confiram aí o trabalho dos meus colegas super talentosos:













Buscamos como principal inspiração o filme Satirycon do renomado cineasta Fellini, procurando aproveitar todos os elementos encontrados na vestimenta e adornos utilizados no figurino do filme como base para a nossa produção! É claro que acabamos por fim, colocando um pouco de nossa personalidade no trabalho, dando vida a uma Romana com um estilo mais gótico suave! Escolhemos uma paleta de cores baseada no preto, dourado e prata e eu amei muito o resultado dessa mistura!
A Thaís foi a responsável pela maquiagem, já que ela manja muito disso, e ela fez um ótimo trabalho já que a make da mulher nobre romana era naturalmente carregada, com as maças do rosto bem destacadas, assim como a sombra dos olhos também! 
E, como vocês podem perceber eu foi a modelo da vez! hahahah Foi muito divertido e eu realmente estava cogitando ficar usando essa roupa até o Halloween! 



Confiram aí o resultado final:

sécsi sem ser vulgar




Ah, e jamais poderia esquecer de falar que a Larissa fez um trabalho incrível fotografando nossa produção! Arrasou, miga! 
Então, chegamos ao fim de mais um post, espero que vocês tenham gostado do conteúdo! Aproveitem bem a semana! Beijo e até mais! 

comentários pelo facebook:

4 comentários:

  1. Que show!!
    O trabalho de vocês ficou muito bom!
    Tenho muita saudade dessa aula. Nesse final de semana já fez uma ano que fiz esse trabalho e foi muito bom relembrar!
    Guria, aproveita cada segundinho dessa aula e do profe, porque não vai ter nada igual depois! hehe
    Beijos!
    blog Não Tão Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To começando a ficar apavorada por que todo mundo me fala isso! :O Hhahaha
      Obrigada Rejane! Espero que possamos ser colegas em algum momento ♥

      Excluir
  2. Eu amei as tiaras!!!
    Ficaram incríveis!!

    BEijocas

    ResponderExcluir