21/09/2015

Indumentária do Antigo Egito



Oi, oi gente! Tudo bem com vocês? Venho recebendo muitas perguntas sobre a faculdade de moda, sobre o que a gente faz, como que é, etc. Sendo assim, resolvi criar uma série de posts aqui no blog falando mais sobre o que a gente REALMENTE faz na faculdade e pretendo mostrar os mais diversos trabalhos e conteúdos do curso. Lembrando que qualquer pergunta que vocês tiverem é só deixar nos comentários que eu estarei respondendo!

Enfim, na minha faculdade temos uma cadeira que é a História da Arte e da Indumentária, em que aprendemos até o momento sobre a indumentária de algumas épocas e seus povos e a como nasceu o vestuário - motivos e tal. Entre os povos estudados, damos certo destaque aos egípcios que foram umas das maiores civilizações que já existiram em todos os tempos. Possuíram um grande conhecimento em diversas áreas, ricos em termos de tecnologia, arte e arquitetura. Sendo eles que, notadamente, deram início à medicina, matemática e astrologia. Também tiveram um grande conhecimento na questão estética e não falo apenas das mulheres, mas também dos homens.  Os símbolos de vaidade, beleza e ostentação, sempre foram características marcantes desse povo. 

Porém, no Egito, a indumentária – conjunto de vestimentas em determinada época ou por determinado povo, classe social, profissão etc, esse termo é utilizado, pois naquela época não existia esse conceito de moda  que foi introduzido somente a partir do século XIX – tinha a função de distinguir as pessoas conforme a hierarquia social.  Por ser uma sociedade estruturada por castas, a cultura permaneceu inalterada durante anos de sua existência, consequentemente, a vestimenta também manteve-se relativamente sem mudanças entre 3000 a.C. e 1550 a.C. Os egípcios vestiam-se com o mínimo de roupas, em função do clima. Como dito, a ostentação estava mais envolvida com os cosméticos e acessórios, dando grande valor à aparência física. As jóias utilizadas em abundâncias – colares, braceletes, entre outros– eram considerados indispensáveis, por isso eram colocadas nas sepulturas. Para o povo eram jóias feitas de vidros, para os nobres, pedras preciosas não lapidadas. Os faráos usavam peles de leopardo jogadas por cima dos ombros, para demonstrar poder. Já as cabeças de ambos os sexo eram raspadas e cobertas depois com perucas. Um corpo com pelos não era desejável nem para homens, nem para mulheres. Acreditava-se que perucas eram usadas também pela proteção do sol e  status social. Os antigos egípcios davam uma enorme importância para o vestuário, jóias e principalmente os cosméticos, e às vezes é difícil acreditar que os óleos aromatizantes, esfoliação, argila, hena, maquiagem, esmalte entre outros itens [tão comuns e indispensáveis atualmente], já estiveram presentes numa civilização tão distante da nossa. A hena já era utilizada para tingir unhas, escurecer cabelos e pintar o corpo. Nos olhos marcados, usavam maquiagem preta e sombras coloridas.

A tarefa era inicialmente nos dividir em grupos e montar os acessórios utilizados com base no aprendizado em sala de aula e nossas pesquisas da indumentária da época com auxilio do nosso professor, mas no final acabamos por montar a vestimenta também. Abaixo seguem os trabalhos finalizados.



E de cara tivemos uma participação mega especial da Taylor Swift, que naturalmente lacrou nesse trabalho também, tanto quanto lacra nas premiações. HAHHAH 





E as próximas fotos são do meu grupo - que foi formado pela Lari, Joice, Thais (modelo) e eu. Foi muito divertido e gratificante fazer essa produção, a primeira do curso, na qual botamos em prática nossa criatividade e com certeza temos muitas histórias para contar do inicio até o fim do trabalho, por que além de colegas somos amigas também ♥


A Thais além de fazer cupcakes artesanais até com a Torre Eiffel em cima ainda manja de makes e deu um tapa na cara da nossa realidade fazendo essa make linda dela!


E sim, nossa produção contou com um feat. de um gato mumificado com olhos de led verde porque ostentação é tudo. hahahah




E essa última foto é só para zoar um pouco e dizer que além de termos aprendido muito, também nos divertimos demais!


Enfim, espero que tenham gostado do post e dos nossos trabalhos, pois eles foram feitos com muito carinho. Beijão e boa semana para vocês!

comentários pelo facebook:

3 comentários:

  1. Nossa, que perfeito! Amei toda a produção!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Aaaah Adoreeeei!! Essa foi, até agora, a melhor cadeira que fiz na faculdade! Que saudade!
    Também fiz esse trabalho (e mostrei lá no blog) e foi muito gostoso. Amei as produções que vocês fizeram! Todas ficaram lindas!
    O sor Raphael também arrasa nas makes né? hahaha
    Beijos!
    blog Não Tão Pop

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho é fazer moda! Mas ainda tenho mais um ano de médio, ao mesmo tempo que espero que passe logo, ficou com receio de não conseguir passar na faculdade que eu quero, ou de não ser o que eu quero hahaha. Adorei o post! e Amei o seu blog!!
    Beijão,
    Pietra
    www.noarmariodaboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir