05/05/2015

Resenha: Ligações de Rainbow Rowell

Se você quer ler um livro bom, que misture romance um pouco clichê e trabalhe temas que vão te proporcionar muita reflexão você precisa ler Rainbow Rowell. Uma de minhas autoras favoritas, para a qual eu não consigo poupar elogios. Sempre me surpreendo ao terminar um livro dela, pois a ideia principal é sempre tão diferente, mas o amor pelas personagens e o enredo em si, sempre é devastador! Nunca consigo superar o final de um livro dela.
Há pouco, terminei de ler Ligações, estéticamente falando o livro é perfeito: capa linda, tamanho de letra, espaçamento, tipo de papel, tudo perfeitamente harmonizado! Só que até pela página 90, sei lá, parecia que a história não estava progredindo. Teve então, um momento em que pensei que iria abandonar a leitura para ler o que chegou novo do correio, fiquei de boca aberta, será que esse seria o primeiro livro da Rainbow que eu não iria gostar? 



"GEORGIE MCCOOL sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura. Talvez sempre esteve em segundo plano. Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças. Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo. Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer… Será que é isso mesmo o que ela deve fazer? Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?"



Pois é, mas ai que está a questão. Ligações é uma ficção muito doida. E eu curto ficção, mas nunca tinha lido uma ficção que pode muito bem ser inserida na vida real. Na história exite um telefone mágico com o qual a Georgie fala com o Neal, porém não o Neal atual marido dela, e sim o Neal de 1998, o que nem era casado ainda. É meio estranho mas ao mesmo tempo parece bem real. Acredito que eu não consegui descrever corretamente a sensação que eu tenho em relação a esse livro, mas o que é essencial dizer é que eu o amei ♥  

"[...] E se isso tudo estivesse acontecendo por algum motivo? E se ela tivesse de consertar o que havia entre ela e Neal? "O que tem de errado?" não era pergunta das mais fáceis de responder.
Ah, mas dava para responder, sim: Muita coisa."

Quando você acha que Rainbow Rowell não nem como mais se superar, ela vem e mostra que sabe escrever muito bem e sabe como mexer com seu emocional juntando as palavras as certas nos momentos certo. Ela não está de brincadeira quando o assunto é sentimento, coloca o dedo ma ferida, mas sabe falar de amor de um jeito tão terno e meigo que faz com eu queira me apaixonar tanto quanto eu me apaixono pelos personagens dela. Ligações é mais uma daquelas histórias do cotidiano com pessoas comuns que se apaixonam de verdade. Vale cada página, cada palavra, cada segundo que você pensa que foi desperdiçado, no final faz é recompensado! 


"Não era esse o sentido da vida? Encontrar alguém com quem compartilhá-la? E se você já acertou nisso, o que mais poderia dar errado? Se você estivesse ao lado da pessoa que ama mais do que tudo no mundo, o resto não acabaria sendo só cenário?"



Bom, eu não sei por qual livro você começou a ler as histórias da Rainbow, mas vou te dar um conselho: jamais desista de um livro dela, pois o conjunto da obra valerá cada paragrafo. Eu já li todos os livros da Rainbow publicados aqui no Brasil pela Editora Novo Século, e até hoje não encontrei algo que faça o meu amor pela escrita de Rainbow diminuir, pelo contrário, só aumenta a cada novo livro dela que eu tenho o prazer de ler. Atualmente já li todos. Então que venha Carry On, o próximo lançamento da autora, e eu já estou super ansiosa para conferir! 

comentários pelo facebook:

8 comentários:

  1. Até então só li Fangirl e estou super ansiosa pelo lançamento de Carry On, mas gostei muito da escrita dela e mal posso esperar pra ler os outros!

    www.yesshedoes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eiei Marieli. Confesso que quero muito ler um dos livros da raibow mas o fato de não conseguir mais ler por estudar e trabalhar e ter vários livros comprados esperando, me impede um pouco. Adorei saber mais sobre este, parece bem intrigante! Fiquei curiosa pra saber como a Georgie resolveu a situação! haha Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  3. Desses todos eu li só Eleanor e Park e achei incrível exatamente o que você disse, Marieli; ela mexe com o nosso emocional de um jeito que quando terminamos a leitura ficamos meio atordoados, pelo menos é assim comigo. Amei a resenha que você fez de Ligações e amei muito, tipo demais mesmo, a capa. Essas cores são lindas demais! hehe
    Beeijo
    www.descombina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica e você me deixou com bastante vontade de conhecer os liros dela!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada dela... mas fiquei beem curiosa com a resenha. Vou por na minha lista, sem dúvidas.

    Adorei a resenha, mesmo você achando que não passou exatamente o sentimento que gostaria.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  6. Li dois livros dela e fiquei apaixonada, hahaha ja quero todos <3

    ResponderExcluir
  7. Rainbow Rowell é o tipo de autora que provavelmente vai me levar à falência porque eu compro os livros antes mesmo de ler qualquer resenha ou sinopse. Gosto muito da escrita dela, apesar de achar que suas histórias realmente demorem um pouco para desenvolver. Não li Ligações nem Anexos ainda, mas vontade não me falta. Deixa só a grana aparecer que eu compro hahaha
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  8. Só li o Fangirl e não achei tudo aquilo, ainda mais depois de só ter lido resenhas positivas. No entanto, com Ligações, que ainda não comecei a ler, acho que será diferente. A história parece ser mais elaborada e, mesmo que ficção não seja meu gênero favorito, creio que esse aí vai valer a pena.
    Gostei bastante da resenha, Marieli.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir