25/01/2015

Vanessa Braga, a verdadeira Garota Verão

Sei muito bem como é quando você percebe que o verão está chegando e você não está dentro dos padrões de beleza. Chame como quiser: gordinha, rechonchuda, cheinha, baleia. Dá tudo no mesmo, dói do mesmo jeito.
Parece que nenhum biquíni fica bom, e que roupas mais curtas e abertas entram em conflito com você. Olhar no espelho e pensar "estou bonita" fica cada vez mais difícil e aceitar que você precisa esconder seu corpo fica cada vez mais fácil. 
O grande problema de tudo isso é que a gente se engana buscando um padrão de beleza que não existe. Procuramos ter um corpo perfeito para agradar aos outros e não para nos sentirmos bem.

No último domingo, dia 18, Vanessa Braga de apenas 14 anos participou da eliminatória da cidade de Canguçu, RS, do Garota Verão 2015, que nada mais é do que um concurso de beleza organizado pelo Grupo RBS, onde candidatas entre 14 e 20 anos, solteiras e sem filhos disputam para serem eleitas garotas com a cara do verão. Vanessa se encaixou perfeitamente nos requisitos exigidos pelo concurso, mas por que as fotos da garota viralizaram na internet e em grupos do Whats App? A resposta é simples: Vanessa foi considerada fora dos padrões de beleza do concurso por não usar manequim 36, e sim ter 70 kg e 1,61 m de altura.


Eu inicialmente não pude deixar de pensar "mas por que ela se inscreveu no concurso?" A resposta ficou bem clara pra mim depois de ler a reportagem feita pelo Jornal ZH, que você pode conferir clicando aqui, sobre Vanessa. Ela queria participar do concurso e por isso e um pouco de incentivo da parte da mãe, ela participou do concurso.

"Ouvi no rádio sobre o Garota Verão e resolvi inscrever a Vanessa. Ela sempre quis participar. No início ficou com receio, mas eu expliquei que a gente não pode ter vergonha do nosso corpo. Ela é gordinha mas é linda." — conta Cristina Braga, mãe de Vanessa. Fonte ZH

Depois de pensar muito sobre o assunto, eu só pude chegar a conclusão de que Vanessa merecia sim ter se classificado nessa etapa do concurso pelo fato de ter apenas 14 anos e uma coragem invejada por todas as mulheres que estão acima ou abaixo do peso considerado ideal para ser bonita. Vanessa é uma Garota Verão século XXI, pois ela exibi o corpo que tem com orgulho, sendo um exemplo a ser seguido, e acho que hoje em dia, nós mulheres precisamos pensar mais como Vanessa.
Acho que o amor próprio vale mais do que usar 36, não ter estrias e nem celulite. Acho que o amor próprio importa mais do que estar ou não dentro de um padrão de beleza que a gente insiste em divulgar como perfeito.

"Tenho 1,61m e 70kg, sempre fui cheinha mas eu me acho bonita. Adoro meus olhos e meu cabelo." diz Vanessa Fonte ZH



Aqui em casa, desde pequena me lembro que a família se reunia para assistir a final do concurso que passa no canal da RBS, afiliada da Rede Globo, até meu nome veio de uma Garota Verão, Mariele Capssa, foi a vencedora de 1994 e não sei até hoje se minha mãe me deu esse nome porque ela achou bonito ou era um tipo de mandinga para atrair esse tipo de beleza para mim. Se foi pela segunda opção, bem, não deu muito certo.
Eu sempre achava que as garotas que estavam competindo eram incríveis. Agora, já adulta percebo que elas não passavam de garotas normais que estavam ali representado os padrões de beleza impostos pela sociedade: seja magra, tenha um cabelo comprido, um sorriso bonito e caminhe com elegância sem os glúteos ou barriga balançando. De qualquer maneira, cresci com influências desse concurso e sempre sonhei com um corpo desses, porque sempre me falaram que aquilo era beleza. Ainda bem que desenvolvi meu próprio senso de beleza com a maturidade. 

comentários pelo facebook:

5 comentários:

  1. Muito corajosa essa menina! Não tinha ouvido falar desse caso mas é bom saber que existem pessoas assim que gostam de si mesmas e não tem vergonha do corpo mesmo sendo julgadas como "fora" do padrão de beleza!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Ela é um grande exemplo pra gente que tá sempre escondendo o corpo porque tem vergonha dele de uma certa forma! Beijos!

      Excluir
  2. Caramba, primeiramente devo te elogiar voce escreve muito bem mari. Quanto a vanessa acho que toda garota deve se inspirar na coragem dela coragem de se aceita ao inves de se por defeitos toda hora. Baixa auto estima nao serve pra nada é uma droga todo mundo sabe nao é mesmo? Entao seja do jeito que for, com o corpo que for amor proprio é tudo meu bem!
    http://blogcubodeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís! Bem capaz, escrevi só aquilo que pensei sobre o assunto, mas mesmo assim, muito obrigada! E concordo contigo, amor próprio é a base de uma vida saudável e feliz <3
      beijos!

      Excluir
  3. Uau! Li tanto post sobre a Vanessa nos últimos dias mas esse é de longe o melhor que eu li! Adorei a forma como tu descreveu toda a história e os padrões. O que eu mais admiro nisso tudo é o apoio que ela teve da própria família, acho que é a base de tudo, sabe? Quando a gente tem pessoas desprendidas dos padrões impostos pela sociedade dentro da própria casa fica mais fácil, e provavelmente isso ajudou muito na formação da personalidade dela.
    Beijão

    Cantinho de Ideias

    ResponderExcluir